A temporada de seleções em programas de trainee já começou. Há vagas para cursos variados, geralmente com o requisito de ser estudante dos últimos semestres ou recém-formado

Os programas de trainee facilitam a entrada de universitários e recém-formados no mercado de trabalho. O objetivo é contratar jovens que tenham potencial e que combinem com o perfil da companhia, para que, no futuro, assumam posições de liderança. As seleções costumam ser rigorosas e os salários, atrativos. Tudo para encontrar profissionais novatos no mercado de trabalho, com teoria consolidada e ainda sem vícios trabalhísticos — ou seja, mais fácil para serem treinados nos moldes da empresa.

Com uma larga experiência nessa modalidade de emprego e interessada em ajudar futuros trainees, Cíntia Reinaux, 27 anos, criou um blog — o vidadetrainee.com — com as informações das seleções pelo país. A autora já participou de 20 processos seletivos e pesquisou mais de 100 programas. É graduada em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde surgiu seu interesse pelos programas de trainee.

O que mais chamou a atenção de Cíntia foi o investimento das empresas na formação dos jovens contratados: “São diversos treinamentos técnicos e comportamentais, as companhias oferecem cursos e capacitação”. No início, a moça apostou em pesquisa. “Eu queria saber como eles funcionavam, principalmente os que tinham etapas inovadoras”, lembra. “Depois de ter passado por tantos processos seletivos, me pareceu natural criar um espaço para dividir as minhas experiências com outros candidatos”, afirma Cíntia, que mantém a página desde fevereiro de 2010.

Duas tentativas foram necessárias para a graduada em ciências contábeis Marília Araújo, 23 anos, se tornar trainee da PwC, empresa de auditoria e consultoria internacional. “Na primeira seleção, eu estava muito nervosa, acabei não passando”, recorda a jovem, que cursava, à época, o quinto semestre da faculdade. Mesmo com a negativa, ela estava determinada: “Ser trainee de uma grande empresa traz muitos benefícios, como participar de cursos internos na minha área”. A aprovação veio depois de provas on-line, dinâmica em grupo e entrevista pessoais. “Eu me saí bem, fui eu mesma, e mostrei que poderia fazer parte da equipe”, diz ela, que conta com o acompanhamento de uma pessoa na PwC que tem a função de ajudar os funcionários em treinamento.

Disputa acirrada

Os trainees têm vínculo empregatício com a empresa e o contrato inicial, em geral, é temporário, de 45 dias ou até 90 dias. Após esse período de testes, as companhias costumam contratar em definitivo. Na loja de departamentos Renner, por exemplo, mais de 70% dos executivos passaram pelo programa de trainee. Além disso, as seleções são bastante disputadas. Para se ter uma ideia, o último processo da prestadora de serviços KPMG teve cerca de 30 mil inscritos.

Apesar da alta concorrência, a gerente de Recursos Humanos da KPMG no Brasil, Monique Leme, desmistifica o processo seletivo. “É preciso apenas ser sempre você mesmo, tentar apresentar aos sócios as suas expectativas, falar de suas experiências e expectativas em detalhes e agir com naturalidade”, afirma. A gerente acrescenta características necessárias ao candidato: “Deve ter capacidade de análise crítica, bons conhecimentos gerais, disposição para trabalhar em equipe e atender bem os clientes”.

https://www.youtube.com/watch?v=khuwqg1Jesc

Calendário de oportunidades

Até 2/4

– Empresa: KPMG
– Cursos: administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, computação, direito, economia, engenharia elétrica, engenharia de produção e sistemas da informação
– Requisito: formar-se até dezembro de 2013 ou estar formado há, no máximo, dois anos
– Vagas: 500 para todo o Brasil
– Inscrição: www.kpmg.com/BR

Até 8/4

– Empresa: GSK
– Cursos: administração, economia, comunicação social (publicidade e propaganda), engenharia de produção, farmácia e marketing
– Requisito: conclusão entre dez/10 e jul/12
– Vagas: uma para São Paulo e quatro para o Rio de Janeiro
– Inscrição: gsk.com.br/jovenstalentosgsk
Até 9/4

– Empresa: Grupo RBS
– Todos os cursos
– Requisitos: conclusão do curso entre dez/07 e dez/11, inglês avançado e pacote Office
– Vagas: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
– Inscrição: gruporbs.com.br/trainee

Até 15/4

– Empresa: Grupo Águas do Brasil
– Cursos: graduados em engenharia, economia e administração ou pós-graduados em engenharia sanitária
– Requisito: conclusão há no máximo dois anos
– Vagas: 10 (RJ e SP)
– Inscrição: grupoaguasdobrasil.com.br

Até 19/4

– Empresa: Renner
– Todos os cursos
– Requisito: conclusão entre dez/07 e jul/12
– Vagas: para todo o Brasil
– Inscrição: www.traineerenner.com.br
Até 30/4

– Empresa: Sotreq
– Cursos: engenharias mecânica, mecatrônica, elétrica, eletrônica, de produção e civil
– Requisitos: conclusão entre jul/2010 e jul/2012, inglês intermediário e pacote Office
– Vagas: AM, GO, MT, PA, RJ e SP
– Inscrição: www.focotalentos.com.br/sotreq2012

Prazo indefinido

– Empresa: Ernst & Young Terco
– Cursos: administração, ciências atuariais, ciências contábeis,
direito, economia, engenharia, estatística, matemática, relações internacionais e tecnologia da informação
– Requisito: recém-formados ou estudantes do penúltimo ou último ano
– Vagas: 900 para todo o Brasil, sendo duas em Brasília
– Inscrição: www.traineeseyt.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui