A área da Saúde é sempre muito procurada quando se pensa em opções de cursos técnicos, especialmente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que se destaca no mercado de cursos profissionalizantes, técnicos, de nível superior e também pós-graduação pela metodologia de ensino que que integra teoria e prática, além de uma infraestrutura moderna e um corpo docente de alto nível.

A formação para técnico em Radiologia é uma das opções que apresenta maior procura, já que se trata de uma profissão bastante requisitada e necessária em praticamente todos os serviços de saúde.

O curso em questão habilita o aluno para atuar na aquisição, processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais, no posicionamento dos pacientes submetidos a exames radiográficos, bem como na correta aplicação das normas de biossegurança e de proteção radiológica.

Diferenciais do Curso

No Senac, há ainda alguns diferenciais que fazem dessa formação de técnico em Radiologia uma das melhores do país, entre eles estão:

  • Moderno Laboratório de Radiologia;
  • Equipamentos de raios-X convencional e Mamógrafo digital, ambos acoplados ao sistema digital CR;
  • Sistema de aquisição e digitalização de imagens radiográficas;
  • Sistema de revelação automática;
  • Phantoms para exposições e aquisições radiográficas, utilizados na simulação da prática profissional;
    Workstation para manipulação e tratamento de imagens digitais, com software de última geração em pós-processamento;
  • Equipamentos radiométricos como Geiger-Muller;
    Rede PACS.

Detalhes da Matrícula

O Senac está com 45 vagas abertas para o curso para se tornar Técnico em Radiologia na unidade de Tiradentes, em São Paulo. O investimento necessário para participar da formação é de R$ 8.852,00, sendo possível dividir esse valor em 12 parcelas de R$ 737,68 através dos cartões.

Para se inscrever, é preciso acessar o site do Senac Sp:

Uma nova turma terá início já no dia 27 de agosto, com previsão de término em 2021. No total, serão 1600 horas de curso, incluindo aulas e estágio obrigatório. Para fazer o curso, o aluno deve ter concluído o Ensino Médio e ter no mínimo 18 anos.

Programa Senac de Gratuidade

O Senac oferece o Programa Senac de Gratuidade (PSG) PSG, que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. No caso do curso para formar Técnico em Radiologia, é possível conseguir bolsas de estudo.

Entre os requisitos para participar do programa, além da renda já mencionada, estão:

  • Não estar matriculado ou em lista de espera em curso igual ou que seja realizado no mesmo período daquele que você está solicitando a bolsa;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de triagem de bolsas de estudo no Senac;
  • Não ter abandonado um curso do Senac como bolsista nos últimos dois anos;
  • Não ser bolsista do Senac.

As inscrições em cursos com carga horária igual ou superior a 160 horas são abertas até dois meses antes da sua data de início e se encerram quando a relação de três inscritos por vaga for atingida ou até dois dias úteis antes do início do curso.

Saiba mais informações sobre o PSG no site www.sp.senac.br/programa.

O que vou aprender no curso Técnico em Radiologia

O curso oferecido pelo Senac estimula a reflexão e o desenvolvimento de competências profissionais da área, permitindo ao aluno vivenciar contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa na busca de soluções para os desafios da vida profissional, segundo informações da própria instituição.

Para isso, serão propostos exercícios práticos, estudo de casos, proposições de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, vivências em laboratório, trabalhos em grupo, debates, fóruns, entre outras atividades.

Estágio

No curso de Técnico em Radiologia, o estágio é obrigatório, atendendo aos dispositivos da Lei do Estágio 11.788/2008. De acordo com a disposição do CONTER, a carga horária do Estágio Profissional Supervisionado deverá ser de, no mínimo, 400 horas e a jornada do Estágio Profissional Supervisionado não poderá ultrapassar 24 horas semanais.

O estágio será realizado em serviços de diagnóstico por imagem que ofereçam as condições necessárias ao cumprimento de sua função educativa, de maneira a evitar situações em que os alunos sejam compelidos a assumir responsabilidades de profissionais já habilitados.

A programação do curso inclui conteúdos como:

  • Preparação de equipamentos e acessórios para a realização de exames de raios-X (108 horas);
  • Monitoramento do funcionamento do equipamento de raios-X em relação aos parâmetros de qualidade de imagem e proteção radiológica (96 horas);
  • Realização de exames de raios-X em membros inferiores (108 horas);
  • Realização de exames de raios-X em membros superiores (108 horas);
  • Realização de exames de raios-X em tórax e abdome (108 horas);
  • Realização de exames de raios-X em coluna vertebral (108 horas);
  • Realização de exames de raios-X em crânio, ossos da face e seios da face (108 horas);
  • Realização de exames de raios-X utilizando meios de contraste (60 horas);
  • Realização de exames de mamografia e densitometria óssea. (60 horas)
    Processamento e manipulação de imagens para avaliação médica de exames de raios-X e mamografia (60 horas);
  • Manipulação de imagens para avaliação médica de exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e hemodinâmica (108 horas).

Quais as vantagens em concluir o curso e as opções no mercado de trabalho?

O aluno formado no curso Técnico em Radiologia poderá atuar em serviços de diagnóstico por imagens, hospitais e clínicas radiológicas, sob a supervisão de médicos radiologistas. Esse profissional também poderá participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia.

É importante destacar que o setor de radiodiagnóstico é considerado uma área estratégica dentro do sistema de saúde. Isso porque esse serviço tem papel essencial na identificação e diagnósticos precoces das doenças, potencializando o resultado do tratamento e a sobrevida de pacientes.

O setor de Radiologia apresenta um alto grau de investimento em novas tecnologias e equipamentos digitais capazes de alcançar melhores resultados e imagens. Para atender a este mercado em plena expansão, o curso técnico do Senac se propõe a acompanhar todas essas mudanças, formando o profissional atualizado com as constantes transformações do setor.

O técnico em radiologia também pode atuar em órgãos fiscalizadores, operando equipamentos para detectar armas, drogas ou substâncias perigosas em portos, aeroportos e aduanas.
A indústria alimentícia também emprega esses profissionais, já que alguns processos radiológicos são utilizados na esterilização, pasteurização e conservação dos alimentos.

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi bom dia, achei muito interessante os cursos e bastante incentivador para quem não tem uma profissão como eu. Gostaria de saber como conseguir uma oportunidade no curso de radiologia. Pois é uma área interessante e gostaria de obter experiência nessa área hospitalar. Obrigado e bom dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui